top of page

O 8º Encontro Estadual de Ensino de Sociologia do Estado do Rio de Janeiro (ENSOC), a ser realizado em novembro de 2024, tem como tema “Construindo uma agenda da Sociologia no Ensino Fundamental e Médio do Rio de Janeiro”.  

As razões da escolha desse tema estão relacionadas às mudanças na estrutura do Ensino Médio no Brasil determinadas pela Lei n. 13.415/2017 e pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), assim como pelas alterações trazidas pela Lei n. 14.945/2024, que passam a valer em 2025.

A Reforma do Ensino Médio e a BNCC incluíram a Sociologia, mas como não mantiveram sua obrigatoriedade nos três anos, a disciplina teve uma perda considerável de sua carga horária no Rio de Janeiro desde 2022. No governo Lula, a Lei n. 14.945/2024 ampliou a carga horária da BNCC para o ensino regular, o que permitiria mais tempos de Sociologia de 2025 em diante. No entanto, isso dependerá da decisão de cada estado, que poderá usar esse tempo para mais aulas de Língua Portuguesa e Matemática, por exemplo.

Nesse sentido, o tema desta oitava edição do ENSOC busca chamar a comunidade de professores/as, pesquisadores/as, licenciandos/as e estudantes da Educação Básica para a construção de uma agenda em prol da disciplina.

Em uma frente, isso significa pressionar o poder executivo estadual pela ampliação da carga horária de Sociologia no Ensino Médio, indicando todas as contribuições que há mais de 15 anos estamos trazendo para a formação discente. Em outra frente, significa, ainda, dialogar com o poder legislativo municipal, buscando apoio para a inclusão da Sociologia no Ensino Fundamental.       

Cópia de 8º ENSOC.png

8º ENSOC
28, 29 e 30 de novembro de 2024

Construindo uma agenda da Sociologia no Ensino Fundamental e Médio do Rio de Janeiro
bottom of page