UFRJ: LabES/FE

Rio de Janeiro – RJ

 

O Laboratório de Ensino de Sociologia Florestan Fernandes (LabES) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) se constituiu no âmbito das atividades relacionadas à formação do professor de sociologia para atuar na educação básica. Ele nasceu dos primeiros frutos vindos da realização do I ENSOC, em 2008, momento em que a articulação entre a universidade e a escola básica começou a se consolidar. O LabES é um espaço de debate e investigação que reúne professores da escola básica e da universidade, assim como, pesquisadores, estudantes de graduação e da pós-graduação lato e stricto sensu. Ele propicia aos interessados, tanto através de sua página na internet quanto em sua sala no campus da Praia Vermelha da UFRJ, uma ferramenta de acesso ao material disponível sobre o ensino de ciências sociais na educação básica, tais como legislação, artigos, teses e dissertações, materiais didáticos, conteúdos programáticos e experiências didáticas. No âmbito do LabES UFRJ foi idealizada e organizada, em 2019, a 1ª Olimpíada de Ensino de Sociologia do Rio de Janeiro em parceria com instituições, universidades e escolas. O laboratório também foi pioneiro na constituição dos Encontros Estaduais de Ensino de Sociologia, tendo sediado seis edições dos ENSOCs entre os anos 2008 e 2018. Nos seus mais de 10 anos de existência, o LabES já formou um número considerável de estudantes e professores, na graduação e na pós-graduação, se consolidando como um espaço de formação e produção do conhecimento sobre o ensino de sociologia na educação básica.

E-mail: labes.ufrj@gmail.com

Visite nosso site: LABES

UERJ:

LEPECS/CAp-ICS

Rio de Janeiro – RJ

 

O Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências Sociais (LEPECS/CAp-ICS) surgiu da cooperação entre dois laboratórios: o LEPCS, originário do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) e o LaECS, originário do Instituto de Ciências Sociais (ICS-UERJ). Esses laboratórios tinham o mesmo escopo de atuação e em 2020 fundiram-se originando o que hoje é o LEPECS. Dessa unidade, surgiu uma ampla frente de atuação em defesa do ensino de sociologia escolar e fortalecimento da formação inicial e continuada de professores. O Laboratório conta com uma sala no 9º andar da UERJ onde o coletivo se reúne para formular ações voltadas para a formação curricular e extracurricular de estudantes da Licenciatura em Ciências Sociais da UERJ. Através de projetos de Iniciação à Docência do CETREINA/UERJ, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES edições 2018-2020 e 2020-2022), Residência Pedagógica (RP/CAPES 2020-2022), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq), projetos de extensão (DEPEXT/UERJ) - que promovem ações em colégios da rede estadual do Rio de Janeiro - e vínculo com o Grupo de Pesquisa Ciências Sociais e Educação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UERJ (GPCSE/PPCIS/UERJ), o  LEPECS tem atuado na área de pesquisa sobre o ensino de Sociologia e formação dos estudantes bolsistas. Em 2020 o LEPECS espera colocar na web o site Conexões Sociológicas que disponibilizará conteúdos para professores e estudantes das Licenciaturas em Ciências Sociais e professores e estudantes da educação básica. O programa de atuação do LEPECS volta-se para a construção de conexões entre universidade e escola visando, sobretudo a melhoria da qualidade do ensino das escolas públicas.

 

E-mail: lepecs.uerj@gmail.com

Visite nossa página no DGP/CNPq: LEPECS

UFF: LAPECS/ESR

Campos dos Goytacazes - RJ

 

O Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências Sociais (LAPECS) faz parte do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense Campos dos Goytacazes. Ele é um espaço de reflexão sobre o ensino de Sociologia na Educação Básica e Superior, promovendo a interação entre professores e alunos da UFF e as comunidades escolares da região Norte Fluminense. Os objetivos do LAPECS consistem na pesquisa e extensão em diálogo com a realidade da escola brasileira. As pesquisas centram sobre o ensino de Sociologia, metodologia de ensino, formação de professores, produção de recursos didáticos, relações étnicas/raciais, memória, religiosidade, trabalho, juventude, educação, família, gerações, gênero e diversidade cultural, narrativas e currículo. Desde 2010 quando foi criado, o LAPECS tem fomentado a discussão sobre o ensino de Sociologia na comunidade acadêmica e em outros espaços de formação e atuação docente, visando colaborar para a qualidade e manutenção da disciplina na Educação Básica. Dentre os projetos de extensão destacamos “Lapecs na escola” que vem promovendo, desde 2015, a aproximação entre o laboratório e escolas públicas da cidade de Campos dos Goytacazes. A partir desse projeto, professores da UFF desenvolvem atividades de extensão em escolas públicas da cidade que, por sua vez, promovem oficinas na universidade. O LAPECS está em parceria com o projeto Maleta Juventude, uma iniciativa do Canal Futura em parceria com jovens de todo o país, consultores e o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds), que tem como foco central as trajetórias pessoais dos jovens visando a garantia de seus direitos.

E-mail: lapecsuffcampos@gmail.com

Visite nossa página no Facebook: LAPECS

Colégio Pedro II:

Departamento de Sociologia

Rio de Janeiro – RJ

O departamento de Sociologia do Colégio Pedro II tem uma atuação consolidada na Educação Básica, ministrando duas disciplinas: Ciências Sociais no Ensino Fundamental (do sétimo ao nono ano) e Sociologia no Ensino Médio (em suas distintas modalidades). Seu diversificado corpo docente participa de laboratórios de pesquisa nos nove campi da instituição, desenvolvendo o acompanhamento de monitores, projetos de iniciação científica e artística junto aos estudantes e atividades de formação, debate e divulgação científica voltadas para o público interno e externo à instituição. Em parceria com as universidades públicas da cidade do Rio de Janeiro colabora na formação de licenciandos em seus estágios supervisionados. O departamento mantém a revista Perspectiva Sociológica, que visa contribuir para a divulgação, sistematização e debate em torno das práticas pedagógicas e pesquisas em Ciências Sociais nos diferentes níveis da educação. Mais recentemente, o departamento de Sociologia tem atuado também no Ensino Superior, oferecendo o curso de especialização em Ciências Sociais e Educação Básica, a Residência Docente e a licenciatura em Ciências Sociais com eixo formativo em educação decolonial.

E-mail: 

Visite nossa página:

Especialização em Ciências Sociais

CEFET: Grupo de Pesquisa, Laboratório e Projetos

Rio de Janeiro – RJ

O Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ), há pelo menos quinze anos, tem contribuído para o processo de formação de professoras e professores de Sociologia da Educação Básica, recebendo estudantes das Licenciaturas em Ciências Sociais para a realização do estágio docente. Conta com um Grupo de Pesquisa que investiga as interseções entre Educação e Trabalho nas Ciências Sociais, um Laboratório de Análise da Cultura e Sociedade, uma Revista virtual chamada Diário de Classe e desenvolve projetos na área das relações de gênero. Desde a primeira edição do ENSOC (2008), tem marcado presença, seja na organização, na coordenação das atividades propostas ou apresentação de trabalhos. Deste modo, a instituição tem colocado em prática o compromisso com o Ensino da Sociologia na Educação Básica assumindo várias frentes de atuação. Para maiores informações sobre tais ações, visite as páginas ou envie mensagem: 

 

E-mail: lacs@grupo.cefet-rj.br  

E-mail: projetoruacefet@gmail.com  

 

Visite nossa página no DGP/CNPq: Ciências Sociais, Ações Coletivas e Mundo do Trabalho

IFRJ

São João de Meriti – RJ

 

Atualmente o campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, localizado em São João de Meriti, município da Baixada Fluminense, oferece, na modalidade concomitante/subsequente, cursos técnicos em Informática para Internet e Administração; e duas pós-graduações lato sensu, em Práticas de Letramento e Gestão de Negócios, além de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e cursos de extensão de curta duração. A componente curricular Sociologia está presente nos dois cursos técnicos, por meio das disciplinas de Sociologia da Administração e Sociologia da Informação, além de se apresentar ativamente no planejamento e realização de atividades extensionistas e no conteúdo de outras disciplinas como: Sociedade, Cultura e Escola; Ética e Mediação de Conflitos; Ética, Sustentabilidade e Responsabilidade Social, presentes tantos nos cursos técnicos quanto nas pós-graduações.

 

Nos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC/IFRJ), por sua vez, o conhecimento sociológico também se faz presente por meio de módulos que discutem os conceitos de trabalho e cidadania.

Email: dg.csjm@ifrj.edu.br

Visite nosso site: IFRJ São João de Meriti

PUC-Rio

Licenciatura em Ciências sociais 

O curso de Ciências Sociais da PUC-Rio, que tem mais de meio século de existência, vem se dedicando intensamente à formação de professores, especialmente ao longo da última década. Para isso, tem contribuído o apoio dado pela PUC-Rio, que tem oferecido bolsas de estudo para aqueles alunos que optam pela Licenciatura por meio do programa Pró-Licenciatura. A entrada dessa universidade no PIBID em 2012 veio a dar estímulo e espaço ainda maiores para a formação de professores dentro do Departamento de Ciências Sociais. Nos últimos anos, fortalecemos parcerias com os colégios públicos e privados do entorno da PUC-Rio, com destaque para o Colégio Estadual Ignácio Azevedo do Amaral e o Colégio Teresiano. Buscamos nessas parcerias criar uma ambiente propício para que licenciandas e licenciandos possam ter uma formação prática sólida, no contato direto com instituições cujas direções e quadro de docentes estejam abertos a formar a geração vindoura de docentes. Temos trabalhado em parceria com outras Licenciaturas em Ciências Sociais de outras universidades do Rio de Janeiro e estimulado nossas e nossos estudantes a participarem de eventos importantes para o debate sobre o ensino de Ciências Sociais, como o ENSOC e o ENESEB Vale ressaltar, por fim, que está em curso em nosso departamento uma reforma curricular que visa ampliar o espaço de reflexão específico sobre o ensino das Ciências Sociais na Escola Básica, com foco na prática.

Visite nossas páginas:

Licenciatura em Ciências Socais PUC-Rio

PIBID PUC-Rio

UFRRJ

Licenciatura em Ciências Sociais

O curso de licenciatura em Ciências Sociais na UFRRJ está completando 11 anos em 2020. Em conjunto, professoras do Departamento de Ciências Sociais (DCS) e do Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino (DTPE) desenvolvem, além das atividades de ensino e formação de docentes em Ciências Sociais, projetos de extensão e pesquisa, tais como as Jornadas Acadêmicas da Licenciatura em Ciências Sociais (que já estão em sua 5ª edição),  pesquisas em conjunto com os docentes da educação básica e instituições parceiras do entorno do campus Seropédica, em que são desenvolvidas as atividades de estágio, PIBID e Residência Pedagógica.

O trabalho com as escolas envolveu diversas atividades de extensão, como Seminários de Formação da Residência Pedagógica, atividades fora do campus em conjunto com alunos das escolas de ensino médio no âmbito do evento “Cultura de Arte Urbana e Educação”, um survey que aplicou mais de 600 questionários em cinco escolas públicas do município de Seropédica. Os docentes e estudantes participantes têm trabalhado na perspectiva da elaboração de um banco de dados pedagógico sobre ensino de sociologia, e adotam uma postura propositiva em relação ao estágio curricular, visando o aperfeiçoamento da formação docente em Sociologia.

Atualmente, estamos iniciando as atividades do Laboratório de Práticas Educativas Antirracistas e Interseccionais no Ensino Básico e Superior, que integra os debates já em andamento sobre questões relacionadas às ciências sociais e educação, abordagens sociológicas e antropológicas sobre processos educacionais, ensino de sociologia e questões relativas ao cotidiano escolar, Reforma do Ensino Médio e Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O Laboratório tem em sua proposta a continuidade da pesquisa em Ciências Sociais e Ensino de Sociologia que já vinha sendo desenvolvida pelas docentes, mas também carrega a ênfase nas práticas pedagógicas – antirracistas, amplamente democráticas e inclusivas – adotadas por docentes em diversos segmentos educacionais e na sistematização e criação de material de apoio/ discussão para todas as licenciaturas da Universidade.

LABORATÓRIO DE ENSINO DE SOCIOLOGIA FLORESTAN FERNANDES 

Avenida Pasteur, 250, sala 239, Urca, Rio de Janeiro - RJ, Brasil CEP: 22290-902

 ©2020 - ENCONTRO ESTADUAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram