Com o intuito de divulgar os conhecimentos acumulados durante os Encontros Estaduais de Ensino de Sociologia do Estado do Rio de Janeiro, o Laboratório de Ensino de Sociologia Florestan Fernandes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LABES/UFRJ), selecionou, entre os trabalhos apresentados ao longo das edições do evento, alguns para comporem coletâneas.

O primeiro livro é A sociologia vai à escola: história, ensino e docência (Ed. Quartet/FAPERJ, 2009), organizado por Anita Handfas e Luiz Fernandes de Oliveira, reunindo textos do 1º ENSOC (2008). Em seguida, a partir das apresentações nos GTs do 2º ENSOC (2010), Anita Handfas e Julia Polessa Maçaira organizaram a coletânea Dilemas e perspectivas da sociologia na educação básica (Ed. E-Papers/FAPERJ, 2012).

No terceiro livro, Conhecimento escolar e ensino de sociologia: instituições, práticas e percepções (Ed. 7Letras/FAPERJ, 2015), Anita Handfas, Julia Polessa Maçaira e Alexandre Barbosa Fraga selecionaram textos oriundos do 3º ENSOC (2012). Por fim, Saberes e práticas do ensino de sociologia (Ed. Autografia, 2018) é o quarto livro dessa série de publicações, tendo sido organizado por Julia Polessa Maçaira e Alexandre Barbosa Fraga com base nos trabalhos da quarta e da quinta edições do ENSOC, eventos realizados, respectivamente, em 2014 e 2016.

 

Esses livros vêm sendo listados em bibliografias de concursos públicos para o magistério da educação básica e do ensino superior por todo o Brasil, além de constarem nas ementas de disciplinas de Didática das Ciências Sociais de cursos de licenciatura de muitas universidades. São também coletâneas bastante citadas em artigos sobre ensino de Sociologia, indicando a relevância e a circulação de tais obras entre os/as pesquisadores/as da área.

Livros lançados nas

edições do ENSOC

LABORATÓRIO DE ENSINO DE SOCIOLOGIA FLORESTAN FERNANDES 

Avenida Pasteur, 250, sala 239, Urca, Rio de Janeiro - RJ, Brasil CEP: 22290-902

 ©2020 - ENCONTRO ESTADUAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram