Chamada para as

Oficinas Pedagógicas

PRAZO ENCERRADO

Cara professora,

Caro professor,

Caros colegas pesquisadores do ensino de ciências sociais na Educação Básica,

 

É com grande alegria que viemos convidá-las(os) para um desafio: elaborar propostas de oficinas pedagógicas para o 7º Encontro Estadual de Ensino de Sociologia do Rio de Janeiro (7º ENSOC) que acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de novembro de 2020.

Quem acompanha o ENSOC desde 2008 sabe que uma das atividades mais comentadas e com vagas disputadas são as oficinas. Além de seu pioneirismo, elas disseminaram muitas ideias e incentivaram muitos docentes em suas práticas em sala de aula. Ao longo das seis edições do evento, dezenas de experiências foram postas em prática, trazendo inovações para o ensino de Ciências Sociais na Educação Básica.

Neste ano de 2020, devido ao distanciamento social necessário para a garantia de proteção das vidas humanas em meio à pandemia de covid-19, temos o desafio de pensar propostas de oficinas pedagógicas no formato não presencial. O 7º ENSOC-RJ será todo on-line e convidamos vocês a submeterem suas propostas de oficina pedagógica em formato não presencial.

 

Vamos lá?

Como isso será feito?

A oficina tem que apresentar uma proposta de interação com os participantes. Não pode ser um mini-curso nem um relato de experiência. A abordagem usada não deve ser expositiva (preleção). A oficina é uma atividade prática e seus participantes precisam literalmente “colocar a mão na massa”. Para isso serão aceitas oficinas que tragam uma proposta didática para o ensino das ciências sociais na educação básica, detalhando as etapas do seu desenvolvimento em consonância com o formato virtual e tempo de duração da atividade (aproximadamente 1h30min). Espera- se que os procedimentos pedagógicos sejam explicitados e justificados, indicando a correlação com o currículo da sociologia escolar.

As práticas pedagógicas a serem compartilhadas podem ser fruto da experiência de ensino-aprendizagem no modelo presencial, tendo, porém, o proponente que adaptar, neste momento, a um modelo que possa ser compartilhado com os demais professores no ambiente da plataforma virtual. Não obstante o contexto de ensino remoto, serão contempladas as propostas que contribuam para a prática pedagógica do ensino de ciências sociais no ensino presencial regular.

Serão aceitas oficinas pedagógicas que utilizem recursos didáticos criativos na abordagem de uma temática em diálogo com a discussão teórica e conceitual pertinente.  A(O) proponente deverá anunciar qual será a sequência didática a ser realizada junto com os participantes da oficina e os materiais/instrumentos que eles precisarão ter em “mãos” para trabalhar durante a oficina. Sugerimos que as etapas da oficina pedagógica sejam descritas em tópicos para facilitar a compreensão pelos avaliadores da proposta e pelos participantes.

Com nossos cordiais cumprimentos,

Comissão Organizadora do 7º ENSOC-RJ

LABORATÓRIO DE ENSINO DE SOCIOLOGIA FLORESTAN FERNANDES 

Avenida Pasteur, 250, sala 239, Urca, Rio de Janeiro - RJ, Brasil CEP: 22290-902

 ©2020 - ENCONTRO ESTADUAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram